Trend Micro Mobile Security Personal Edition: um guardiao para seu Android

App com versão gratuita evita a instalação de malware e o acesso a sites perigosos no smartphone, e até filtra chamadas e mensagens indesejadas.

Seu smartphone pode ser um verdadeiro baú do tesouro em informações pessoais, contendo desde informações sobre sua conta no banco às senhas de suas redes sociais. E para evitar que elas sejam “adquiridas” por um aplicativo malicioso, ou um gatuno com a mão leve, você deve usar um aplicativo de segurança como o Trend Micro Mobile Security Personal Edition, que mantém seus dados pessoais sob controle de várias formas.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente no Android Market, e inclui uma ferramenta básica para busca de malware que verifica se seu aparelho ou o cartão de memória estão infectados com algo malicioso. Um upgrade para a versão Premium (R$ 55 por um ano) dá acesso a recursos como Controle dos Pais, a capacidade de localizar um aparelho perdido ou roubado e um bloqueador que impede a visita a sites suspeitos.

As definições de malware podem ser atualizadas diariamente, semanalmente ou mensalmente (você escolhe), e o aplicativo analisa cada aplicativo que for instalado em seu aparelho. Você também pode varrer manualmente todos os arquivos no aparelho em busca de ameaças já instaladas, embora isso possa levar de 1 a 20 minutos dependendo do número de aplicativos e arquivos que você tem armazenados na memória interna ou cartão de memória de seu aparelho.

Em um aparelho relativamente vazio uma varredura completa levou menos de 2 minutos, embora tenha levado quase 20 minutos em outro aparelho lotado de apps. Infelizmente o Mobile Security não tem uma opção automática de varredura completa diária, como em concorrentes como o Lookout: você tem de iniciar a varredura manualmente sempre que quiser se certificar de que o aparelho está limpo. O processo é simples, mas esperamos que uma atualização do app traga a opção de automação.


trend-micro-mobile-security


Quem fizer o upgrade para a versão Premium do Trend Micro Mobile Security terá acesso a recursos extras que valem o quanto custam. Meu favorito é um filtro que permite bloquear mensagens e chamadas indesejadas: você pode filtrar com base no número de telefone, ou no caso de mensagens de texto por palavras-chave. Também é possível se livrar das chamadas vindas de um “Número Desconhecido” criando um filtro que só permite receber chamadas de números em seu livro de endereços. Ótimo pra se livrar do telemarketing, ou dos golpes via SMS.

O recurso de navegação segura (Safe Surfing) irá protegê-lo de sites perigosos. Há três níveis de proteção a escolher (Baixo, Normal ou Alto) e você pode mudar de nível quando quiser. Recomendo aos usuários que se mantenham ao menos no nível Normal, já que o Baixo ainda pode deixar a porta aberta para alguns ataques de Phishing.

Quem tem filhos pode habilitar o Controle dos Pais e limitar quais sites eles podem acessar. Para habilitar ou desabilitar este recurso é necessário ter a senha de sua conta na Trend Micro (que é criada quando você inicia o aplicativo pela primeira vez). Quem tentar acessar um site bloqueado enquanto os controles estão ativos verá em seu lugar uma tela explicando sobre o bloqueio.

E se você sempre perde seu smartphone, a capacidade de localizar remotamente o aparelho será uma benção. Assim como no Webroot e no Lookout, você usa uma página web para ativar o mecanismo de rastreamento, e a partir daí pode localizar o aparelho, mostrar uma mensagem em sua tela, fazê-lo “gritar”, bloqueá-lo ou apagar toda a informação contida nele. É possível gerenciar vários aparelhos em uma única página, mas você precisará adquirir uma licença do programa para cada um.

Em meus testes, a função de localização foi inconsistente: por vezes ela conseguiu localizar o aparelho sem problemas, mas em outras ela reportava o local como sendo a quase 5 quilômetros da posição real.

No geral o Trend Micro Mobile Security Personal Edition faz bem seu trabalho, permitindo que você fique tranquilo sabendo que o aparelho está protegido. Embora o custo de uma licença de um ano possa assustar alguns usuários, as opções extras de segurança valem os R$ 55. Pelo menos experimente a busca gratuita por malware. É melhor se prevenir do que remediar.

Por ARMANDO RODRIGUEZ, PCWorld EUA

contato@ondati.com.br